Escolhe a tua loja FNAC

Todas as lojas

FNAC Alameda
FNAC Alfragide
FNAC AlgarveShopping
FNAC Almada
FNAC Amoreiras
FNAC Av Roma
FNAC Aveiro
FNAC Braga
FNAC CAMPO PEQUENO
FNAC Cascais
FNAC Castelo Branco
FNAC Chiado
FNAC Coimbra
FNAC Colombo
FNAC Évora
FNAC Faro
FNAC Gaia
FNAC Guimarães
FNAC IST
FNAC Leiria
FNAC Loulé
FNAC Madeira
FNAC Mar Shopping
FNAC Montijo
FNAC NorteShopping
FNAC NOVA SBE
FNAC Oeiras
FNAC Penafiel
FNAC Setúbal
FNAC Sintra
FNAC Torres Novas
FNAC UBBO
FNAC Vasco da Gama
FNAC Viana do Castelo
FNAC Vila Real
FNAC Viseu
ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTA
NEWSLETTER 70 - 10 OUT - ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTANEWSLETTER 70 - 10 OUT - ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTA

Há quase sessenta anos que Arturo Pérez-Reverte conversa com os fantasmas da literatura que o formou. Alexandre Dumas foi um deles, e o Capitão Alatriste, personagem que criou há quase três décadas, é talvez a forma mais persistente dessa dívida. Em Missão em Paris, a oitava aventura da série, Alatriste regressa mais velho, mais desencantado e com um olhar diferente sobre o passado, enquanto atravessa uma França marcada pela guerra, pelas intrigas e pelas disputas de poder.

 

Em entrevista à Cultura FNAC, o escritor espanhol fala sobre Dumas, a História como forma de compreender o presente, a relação com os leitores e aquilo que mudou na sua escrita ao longo dos anos.

 


O QUE TENS DE SABER

 

  • Arturo Pérez-Reverte nasceu em Cartagena, Espanha, em 1951. Foi repórter de guerra durante vinte e um anos e é membro da Real Academia Espanhola. Com mais de vinte milhões de leitores em todo o mundo, viu vários dos seus romances serem adaptados ao cinema e à televisão. Em 2017, recebeu o Prix Littéraire Jacques Audiberti.

  • O Capitão Alatriste regressa 15 anos depois. Missão em Paris é a oitava aventura da série e encontra o espadachim em França, no século XVII, envolvido numa missão secreta que o coloca no centro de intrigas políticas e conspirações internacionais.

  • Nesta nova aventura, o capitão surge mais amargo, lúcido e desencantado, marcado pelo peso das escolhas e dos fantasmas do passado



 

Saldaste a tua dívida com Alexandre Dumas?

 

Dumas foi fundamental. Passei toda a minha vida a tentar cumprir os códigos que aprendi com ele: a amizade, a lealdade, a aventura... Marcou-me em criança, acompanhou-me em adulto. Dediquei-lhe O Clube de Dumas [publicado em 1993] e saldo as minhas dívidas para com ele com este livro.

 

Que dívida era essa?

 

Devo a Dumas duas coisas que marcaram a minha vida e obra, e ambas estão neste livro. Uma é a ideia da mulher perigosa: aquela Milady de Os Três Mosqueteiros acompanha-me desde sempre. A outra é a lealdade aos amigos.

 

As leituras que fazemos dão-nos uma visão do mundo, formatam-nos. Tudo o que fui lendo e vivendo depois foi-se construindo dentro desse território que Dumas traçou para mim.

 

E tens outras dívidas literárias pendentes?

 

Sim, mas continuo a resolvê-las. Sabes o que acontece? Os autores são como os limões: vais espremendo-os. Há uma altura em que lês Thomas Mann, A Montanha Mágica, três vezes, ou Balzac, ou Dostoiévski cinco vezes, ou Tolstói, e dizes: "Não, já me deu tudo o que me podia dar." Não é que os tenhas ultrapassado. É que já os espremeste.

 

Mas há autores que envelhecem contigo. Poucos. Joseph Conrad é um deles. Cada vez que o releio, encontro coisas que não tinha visto antes. Há livros que li cinco, seis, dez vezes, como O Resgate, Lord Jim, Juventude, e continuo a encontrar coisas novas. Há autores que continuam ali, enquanto outros vão ficando para trás.

 

O Capitão Alatriste regressa aos livros 14 anos depois de A Ponte dos Assassinos e quase 30 anos depois de O Capitão Alatriste, o primeiro volume da série. Os leitores pediam-te este regresso?

 

Havia como que uma seita do Alatriste que me insultava: “Filho da mãe, anda daí, eu não quero um romance, quero outro Alatriste.” Demorei catorze anos, mas, no fim, tanta foi a pressão que acabei por fazê-lo.

 

Deixa-me dizer que o Alatriste que regressa agora é um Alatriste um pouco diferente. Envelheci e há agora amarguras, lucidezes e ceticismos que estão presentes no romance e que não podia retirar. O Alatriste herda essa forma de olhar para o mundo, mais triste, mais amarga, com mais remorsos.

 

Estou numa idade em que já tenho mais passado do que futuro. Por isso, olho mais para trás do que para a frente, tanto nos romances como nos meus artigos. Estou como que a fazer uma espécie de revisão intelectual e moral da minha vida. E, de certa forma, o Alatriste também.

 

O que é que mudou, então, entre o primeiro livro da série e este novo romance?


No primeiro romance, a minha intenção era fazer com que os jovens espanhóis da idade da minha filha compreendessem melhor o Século de Ouro, um período fundamental, para o bem e para o mal, sem o qual não se explica a Espanha atual. O objetivo era didático. Alatriste nasceu com essa intenção. Agora, no oitavo romance, é diferente. É um livro mais triste, mais desencantado. Já não há lições para dar. É uma reflexão sobre a decadência e a passagem do tempo. Já não quero educar, quero fazer refletir, olhando para trás, sobre o ser humano e sobre a Espanha de então. Uma Espanha onde há dois grandes autores que se refletem muito no país: Cervantes, com a bondade, a honra, a decência, a honestidade, a fidalguia, o cavalheirismo, a valentia, aquilo que há de melhor no espanhol; e Quevedo, pelo contrário, cortesão, amargo, de grande talento, rancoroso, brilhante, venenoso, que apunhala. Essas duas figuras, Quevedo e Cervantes, pairam sobre Alatriste. Mas a Espanha de Alatriste já é menos de Cervantes e mais de Quevedo. É uma Espanha mais amarga, mais picaresca, mais perigosa.


E o que é que Paris acrescentava, enquanto palco, à história que querias contar?


Bom, a Paris dos Mosqueteiros era vital para mim. Em criança, imaginava aquela cidade e movia-me por ela. Esse Paris já não existe, porque a modernidade, sobretudo no século XIX, eliminou quase por completo a cidade antiga. Mas, para mim, continuava a existir.

Usei mapas antigos e livros antigos para a reconstruir: as ruas, as pontes, os lugares. Queria poder fazer aparecer as minhas personagens naquele espaço com toda a documentação necessária. Foi um enorme prazer voltar a mergulhar em tudo isso. Saber que, do lado direito da ponte, estava isto; que, se uma ponte estava ali, a outra tinha de estar mais adiante; que uma delas era de madeira...


 



A escrita de Alatriste também é uma forma de compreender o presente?

 

Há duas formas de contar a História através de um romance. Uma é contar como era nesse tempo: descrever os barcos, as pessoas, a roupa. Isso é uma espécie de arqueologia histórica. Mas há outra História que me interessa muito mais: a que nos permite compreender o presente.

 

Nos meus romances, a História é sempre uma chave, uma ferramenta para compreender o que está a acontecer. Acho que é a disciplina fundamental na educação de um ser humano. Com ela, podemos identificar, reconhecer, encontrar explicações e até fazer previsões. O que se passa em Ceuta? Porque é que há migração na Europa? Porque é que a Turquia é como é, a Alemanha? Está tudo na História. Por isso, quando retiramos a História das escolas, quando a reduzimos a uma espécie de papa de amor desnatada, estamos a privar os miúdos de uma ferramenta fundamental para compreenderem o mundo. E isso é muito perigoso. Quando não compreendes o mundo, qualquer pessoa pode manipular-te e enganar-te. Estamos a deixá-los indefesos. A falta de memória histórica torna-nos indefesos.

 

Eu próprio percebi isso muito cedo. A primeira vez que estive numa guerra foi no Chipre, em 1974. Eram os turcos a atacar os gregos. Ia pela rua... Uma mulher dizia qualquer coisa e, de repente, aquilo que eu tinha lido estava diante de mim. Era Heitor e Andrómaca, era Troia. As minhas leituras projetaram-se sobre aquilo que estava a ver e permitiram-me compreendê-lo, ultrapassá-lo, digeri-lo, sobreviver-lhe. É isso que a História e as leituras, quando se projetam sobre o presente, nos permitem fazer. Tornam-nos donos. A ausência delas torna-nos escravos.

 

Quando escreves sobre a História de Espanha, procuras mostrar o país em toda a sua complexidade, com as suas virtudes e os seus defeitos?

 

Há uma coisa que, em Espanha, me gerou muitos inimigos, embora também tenha muitos amigos: não sou equidistante, sou equânime. Tenho as minhas ideias, mas sento-me a falar com qualquer pessoa. Tenho amigos de todas as tendências políticas. E, quando escrevo, escrevo, mas não sou um fanático. Pelo contrário. Sou capaz de pensar que o adversário tem razão nisto ou naquilo. Isso hoje não é o normal. Estão a tentar convencer-nos de que tudo o que é nosso é bom e tudo o que é do outro é mau. Ninguém admite um erro do seu lado, nem reconhece uma virtude no adversário. E isso é muito perigoso, porque cria barreiras e impede-nos de olhar para o outro com alguma liberdade.

 

Quando era jovem, tinha muitas certezas. O mundo estava todo claríssimo. Agora, aos 75 anos, não tenho a certeza de quase nada. E isso é bom. A incerteza torna-te mais sábio porque te obriga a olhar. Quando tens a certeza, já não te incomoda: "Eu sei. Não me interessa. Já sei." Mas, quando não sabes, perguntas: "Não sei. Vamos ver." E então ouves, escutas, perguntas. Eu continuo a perguntar. Tenho 75 anos e continuo a perguntar, continuo a olhar e a ler. É como navegar: tens de estar sempre atento à nuvem, ao vento, a tudo o que acontece à tua volta.

 

Essa saudável incerteza, essa falta de certezas, é muito boa porque te mantém ligado ao mundo. Não permite que te desligues da realidade. Talvez seja também por isso que continuo a escrever as minhas colunas de imprensa e os meus romances, e que eles continuam a ter leitores. A falta de certezas obriga-me a estar continuamente atento ao mundo.

 

Leitores, a quem chamas de amigos.

 

Claro. Não é que um leitor seja um amigo no sentido literal: é alguém que partilha o seu tempo contigo, que gasta o seu dinheiro a comprar um livro teu ou um jornal. É alguém que te conhece, que te desculpa ou não te desculpa, que te ataca, que discute contigo. E alguém de quem também aprendes.

 

Para mim, um leitor sempre foi um amigo. Nunca vi o leitor como uma figura distante. Nas sessões de autógrafos, por exemplo, embora agora me cansem muito e faça poucas, passo três ou quatro horas de pé, a assinar livros. Assino de pé e nunca aceitei fazê-lo sentado. Não sou um funcionário. Abro-me, tiro fotografias, falo com as pessoas, ouço-as, contam-me coisas. Na internet, no Twitter, tento também responder quando posso. Quero manter essa ligação. Não me sinto fora do mundo, nem acima dele. Às vezes estou à margem, talvez porque a vida que levei não seja igual à de um advogado, de um engenheiro ou de um professor, mas mantenho essa ligação porque o leitor me interessa. Interessa-me aquilo que o leitor me diz. Fala-me da personagem, do romance, do artigo, e eu ouço. Porque sei que essa informação me é útil para aquilo que vou escrever a seguir.

 

Tenho de te perguntar: o que achas que incomoda na tua forma de escrever e na tua maneira de olhar para o mundo?

 

O que incomoda é que não me submeto ao politicamente correto. Sabes o que acontece? Se tivesse 20 anos, se fosse um escritor a começar agora, qualquer erro podia valer-me uma condenação pública e acabar comigo. Podiam cancelar-me. Os meus amigos, escritores jovens ou jornalistas, têm medo. Falo com eles, bebemos uns copos, vamos jantar, conversamos sobre estas coisas. Têm medo.

 

Às vezes basta um disparate. Dizes: "Este copo é azul." Alguém responde: "Para mim, é verde." E, de repente, tens a Internet inteira a chamar-te fascista. Eu não tenho esse medo. Escrevo há muitos anos, tenho uma certa idade, os meus leitores conhecem-me bem e publico em muitos países, não apenas em Espanha. Isso dá-me uma tranquilidade e uma liberdade que um escritor jovem ainda não tem.

 



Achas que a literatura espanhola está demasiado dependente de etiquetas ideológicas? E o que deveria importar mais na hora de avaliar um livro: aquilo que pensa o seu autor ou a forma como está escrito?

 

É uma pergunta muito complexa... Mas continua a existir grande literatura. Autores como Javier Cercas e tantos outros estão acima de tudo isto. Há uma literatura verdadeira, que está ali. E há outra mais oportunista, mais ligada ao presente.

 

Há autores e autoras que escrevem para agradar a determinado público. Não escrevem para contar o seu mundo, escrevem a pensar no que o leitor quer ler, procurando agradar-lhe e seguindo uma determinada fórmula. Há menos honestidade em muitos autores porque estão demasiado preocupados em agradar ao leitor. E isso é um erro. O leitor, no fim, é muito mais amplo do que isso. E sabe quando és honesto e quando não és. Não podes enganar o leitor. Podes fazê-lo com um romance, talvez com dois, até com três. Mas ao quinto já não o enganas. O leitor percebe. Por isso, acho que é um erro. O autor deve escrever e aceitar a possibilidade de fracassar. Se fracassares, paciência. Se triunfares, triunfaste.

 

O que não podes é passar um ano da tua vida a escrever um livro sempre a pensar no que vai dizer a tua vizinha, no que vão pensar as mulheres, os homens, os da direita, os da esquerda... Isso é um erro. E há muita gente a escrever assim. Felizmente, também há os outros.

 

Quero voltar a Alatriste. Sabemos, desde o início da série, como vai morrer. De que maneira saber o seu destino condiciona a forma como escreves as suas aventuras?

 

Nada. Todos morremos.

 

O mundo divide-se entre os que sabem que vão morrer e os que não sabem. Isso é muito importante. Quem sabe que vai morrer aceita de forma estoica os golpes da vida. Sabe que a vida tem momentos bons e maus e vive de uma maneira mais razoável, mais consciente. Há pessoas que não aceitam as regras da vida. A diferença está aí. Quem sabe quais são as regras vive de outra maneira. Desfruta. Tem de desfrutar, porque sabe que amanhã pode já não estar cá.

 

O problema é que os nossos avós e bisavós sabiam que o mundo era um lugar perigoso e difícil. Viviam de acordo com essa certeza. Nós, pelo contrário, negamos que o mundo seja perigoso e difícil. Educamos as crianças para um mundo que não existe, um mundo de desenhos animados.

 

Quando é que essa perceção mudou?

 

No final do século XX.

 

Os anos 90...

 

Essa coisa do bomismo, do 'somos todos bons'. Não somos todos bons. Há uns filhos da mãe.

 

O sucesso de Alatriste em Espanha é tal que há leitores que chegaram a tatuar a personagem. E em Portugal? Como descreverias a relação dos leitores portugueses com o Capitão?

 

Alatriste podia ser perfeitamente português. A história de Portugal é diferente, claro, mas há muitas coisas semelhantes. E a tragédia de Alatriste é também, em muitos aspetos, uma tragédia portuguesa.

 

Dou-te um exemplo: os Capitães de Abril. Lisboa devia estar cheia de placas, monumentos, referências a eles. E não está. Foram heróis. Arriscaram a vida para mudar, de uma forma racional e, além disso, nobre, um sistema corrupto e tirânico. Portugal deve-lhes muito. E eu nem sequer vejo muitas referências a eles. Há uma rua Salgueiro Maia em Lisboa? Onde estão os meus Capitães de Abril? Aqueles com que tanto sonhei e que tanto admirei. Esqueceram-nos? Portugal está cheio de Alatristes esquecidos.

 

Já há uma data para a edição portuguesa de Hipótesis más peligrosa, o teu mais recente livro?

 

Sai no próximo ano. Na primavera sai um outro livro que se chama Envío especial - Una biografía de guerra, um retrato dos meus anos como repórter de guerra.

 

E Alatriste? Depois deste regresso, podemos esperar mais um livro?

 

Acho que este é o último. Tenho 75 anos e já não sei quanto tempo me resta. Tenho vários romances na cabeça e quero escrever alguns. Outros vão morrer comigo...

 

O que estás a ler?

 

Estou a ler um calhamaço. Chama-se Codex Templi. Reúne tudo o que foi escrito sobre os templários. Talvez dê um romance no futuro, ainda não sei.

 

Por Rita Sousa Vieira

 

* Fotografias da Real Academia Española

Produtos associados

NEWSLETTER 70 - 10 OUT - ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTANEWSLETTER 70 - 10 OUT - ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTA
Missão em Paris - As Aventuras Do Capitão Alatriste
O Clube Dumas
O Italiano
O Problema Final
Uma História de Espanha
A Ilha da Mulher Adormecida
Falcó
Linha da Frente
O Tango da Velha Guarda
NEWSLETTER 70 - 10 OUT - ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTA
cultura.fnac.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile