Escolhe a tua loja FNAC
Todas as Lojas
a
c
O evento "Poetas do Selho - Guimarães" pretende assinalar o dia mundial da poesia e promovê-la, porque o grupo acredita que a palavra poética embeleza o discurso e torna a comunicação mais elevada, estreitando as relações. E também é pretendido divulgar a língua portuguesa e seus poetas.
Em Fevereiro de 2012, aconteceu uma tarde dedicada à cultura e à história local na freguesia de São Jorge de Selho, concelho de Guimarães, onde dois amantes da poesia se encontraram para dizer uns poemas da sua lavra.
É este facto singelo a origem do Clube de Poesia do Selho, que se expandiu agregando novos membros, todos irmanados pelo Rio Selho, razão do nome desta associação informal.
Para lerem as suas obras poéticas - ou ocasionalmente a obra de autor alheio ao grupo - escolhem os lugares mais improváveis que vão do centro paroquial a espaços privados gentilmente cedidos ou a coretos e jardins públicos.
Remontam a poesia trovadoresca de Dinis I ou de João Ruiz de Castelo Branco e aos contadores de histórias humanistas, como Damião de Góis,ou aos autores pícaros e mordazes, como Gil Vicente.
O seu propósito consiste na divulgação e prática da riqueza que constitui a língua portuguesa. O que mantém o grupo unido é esta profunda preocupação e os laços de amizade cada vez mais especiais.
Guardar no calendário