Downloads: pirataria ou promoção / divulgação?

Downloads: pirataria ou promoção / divulgação?

Infelizmente, ou não, como autor português que sou, se tivesse que optar apenas por uma e só uma das catalogações atribuídas, escolheria certamente a última. A verdade é que os discos são extremamente caros não havendo razões suficientemente credíveis que o justifiquem. Desde os impostos praticados (injustos) até aos preços escolhidos por editoras e retalhistas (gulosos). O álbum “Re-Definições” dos Da Weasel vendeu perto de 90 mil cópias e eu tenho vergonha de dizer o quanto ganhei de royalties referentes ao mesmo. Quem é que são os verdadeiros artistas? Não somos nós, certamente. Haja concertos. Para mim, pirataria é fazer cópias de cds e dvds e vendê-los em feiras: quanto a isso acho que se pode e deve fazer muito mais do aquilo que as autoridades competentes têm feito. E não tenho pena nenhuma de quem por isso for sancionado. Quanto aos downloads, temos pena, mas desde que ouço música que me lembro de a partilhar com os meus amigos – de vinil para cassete, de cassete para cassete, fazendo as mesmas mix-tapes que hoje em dia faço no meu iPod. Como tudo o resto, as coisas evoluíram muito rapidamente. Só tenho pena que as editoras não tenham aberto a pestana mais cedo em relação aos downloads legais, e muito boa gente – sempre o mexilhão – ande a perder empregos à pala disso. Hoje em dia, 80% dos discos que compro são adquiridos através da Music Store do Itunes: pelo preço, pela comodidade e porque simplesmente muitas vezes o cd físico não oferece uma mais-valia para além da música. Desde que os downloads legais apareceram que deixei os outros de parte. Mas não tenho moral para criticar quem o decida fazer: há-de haver uma boa parte dessas pessoas que realmente gosta da música e não tem meios para a comprar, sendo tão fã ou mais que os outros.

Comentários: comentario 9 Comentários
comentario 2009-06-23 12:40:05 - marcelo
Boas,
sou contra a Pirataria, e defino-a da mesma maneira que o Pacman,
sou um verdadeiro fã da verdadeira musica,
e a melhor maneira que eu acho credível para compensar os artistas é assistindo aos seus concertos e aplaudindo-os. Não saco/baixo musica ilegalmente. Ouço a musica que quero e que me convém pelo YouTube, já pagamos bem para poder obter Internet nas nossas casas. Também ouço pela radio, as empresas de publicidade já pagam o suficiente e como consumidor que sou sempre dou uma ajuda para esses...
Sou contra as rádios piratas, conta as cabos e TV's piratas, contra a net pirata e contra a venda de pirataria... mas não julgo aqueles que o fazem por necessidade.


fiquem bem
comentario 2009-06-23 16:17:53 - Ricardo Perna
É pena o Pacman e outros não terem a coragem/frontalidade de assumirem quanto é que os artistas ganham de royalties nos seus albúns, permitindo assim perceber qual a margem de lucro das editoras e qual a percentagem que vai para impostos, que também não sei se é diferente dos 20% dos outros produtos.
Sou defensor da música e dos artistas, não dos gananciosos que querem ganhar dinheiro à custa dos artistas e do Zé Povinho.
Tenham a coragem de assumir e mostrem porque é que temos de pagar 17 ou 18€ por um cd com 15 ou 20 músicas, e depois poderemos conversar sobre tudo o resto...
comentario 2009-07-05 12:08:29 - Diana
Ainda há muito que pode ser feito nesta área. Também não consigo perceber como é que chegou toda a tecnologia sem uma antevisão do mal que viria com ela...
comentario 2009-07-05 19:03:39 - Joana
Há um discurso manipulador em torno deste debate que nos induz a crer que os verdadeiros lesados com a piratira internautica (downloads de música ilegal) são os artistas. Pacman aponta para os verdadeiros problemas ao levantar a questão das editoras e das mais-valias que estas fazem sobre a venda de cds. É um problema complexo mas a solução não está em penalizar os donwloads ilegais, está sim em oferecer alternativas interessantes tanto em suporte virtual como físico.
comentario 2009-07-11 23:58:08 - Bruno Ferreira
deixem os albúns para coleccionadores, quem quiser ter o conteúdo do albúm grátis que o tenha!
comentario 2009-10-10 06:33:51 - Cristiana
Pirataria no meu entendimento como autora é o facto de agentes entre eles editoras e distribuidoras levarem cerca de 90% do lucro do trabalho criativo dos autores.

Neste contexto e dado que qualquer um desses agentes económicos nunca existiria sem @s autores parece-me bastante importante que o publico em geral tome a consciencia de decidir comprar os trabalhos dos autores livres de editoras/distribuidoras, quando chegar esse dia, certamente todos terão o beneficio equilibrio necessário ao valor justo do trabalho/aquisição sem perdas de recursos em espaços hibridos.

Penso que é uma questão de união dos autores e divulgação destes prepositos, e o publico aceitará, porque o vinculo que se mantem entre publico/autores provém da criação artistica.

Exemplos como radiohead entre outros são pilares para o desenvolvimento deste assunto urgente, assim como sites como o cdbaby.com, onde a distribuição é feita directamente pelos autores/artistas ao publico sem intermediarios, o que favorece a todos em termos de qualidade/preço/e oferta diversificada.

Um abraço a tod@s

Cristiana
comentario 2009-10-28 20:04:57 - rui silva
concordo com o pacman. eu sou autor, associado da SPA com trabalhos editados, e sou totalmente a favor da partilha de musica por varias razoes.
a que considero mais importante, é que a cultura deve ser para todos e nao so para quem a pode pagar. cultura so para os ricos nao é digno do sec XXI.
segundo, é uma questao de vantagem para os musicos. tirando raras excepçoes, a partilha de musica ajuda a passar a mensagem de um artista e ajuda na sua divulgaçao. isso leva a que mais gente os conheça e os queira ver, logo abrem-se novas oportunidades de tocar ao vivo, que é a principal fonte de rendimento da grande maioria dos artistas.
tambem é uma questao social. lembro-me bem do tape trading. onde se trocavam cassetes e abriam-se novos horizontes. conheci centenas de bandas atraves do tape trading (tinha uma zine underground com uns amigos onde falavamos com pessoas do mundo inteiro e se trocavam ideias, musicas e opinioes). essa partilha permitiu-me ter conhecimento de varios tipos de pensamento, de musica, de cultura.
finalmente, o preço abusivo a que os cds/dvds sao vendidos. é uma vergonha um cd que custa abaixo de 1€ a ser feito, ser vendido a 15€-20€. quando procurei preços para ediçoes profissionais, recebi um orçamento que começava nos 1000 cds a 1,37 cts por unidade (cd e booklet a cores)e baixava o preço por unidade conforme aumentasse a numero a ser reproduzido. isto sem ter contratos permanentes com a empresa. a quanto fica para uma editora que produz às centenas de milhar? e sao vendidos a 15€ minimo? isso sim é pirataria no verdadeiro sentido da palavra.
eu partilho tudo o que gravo. está em meu nome e faço o que bem entender com o meu esforço. e posso dizer que me deu um enorme orgulho, quando vi comentarios de pessoas de varias partes do mundo a dizer que gostavam do meu trabalho, a dar-me os parabens e força para continuar.
prendam quem faz dinheiro com o trabalho dos artitas, quem ganha dinheiro a vender o que nao têm direito de vender, mas penalizar quem apenas quer conhecer ou simplesmente nao pode pagar? nao concordo
comentario 2010-01-14 18:39:38 - Oscar Alho
Sou PIRATA, sou autor, saco, ouço e compro CD com caixinha de cartão ou de plastico! Dou 20 ou 30 euros por um Album e fico muitissimo feliz quando o tenho na mão! "e porque simplesmente muitas vezes o cd físico não oferece uma mais-valia para além da música"...bah...vai cagar! ou és fã e gostas do trabalho e de o ter ou então és pirata! Imagino-te mesmo a pagar pelas musiquinhas que fazes "Download legal"...AHAHAH nem sei como editas um album e o pões nas discotecas à venda...põe à venda no Itunes...é uma 'mais-valia'!Ahahah...
comentario 2010-05-20 21:26:38 - Joe
Infelizmente no nosso país nem toda a gente tem possibilidade para comprar música (cultura) à descrição. Não tenho país com muitas posses, não tenho um ordenado ao fim do mês. Estudo para garantir o meu futuro e o do meu país, não tenho direito a ouvir música porque não tenho dinheiro para a comprar? É muito bonito quando vêm os apelos contra a pirataria, mas porque não há apelos contra o roubo que são os impostos?
Comentário
Nome
Email
Escreva FNAC em maiúsculas no campo abaixo
Boas práticas na publicação de comentários
Promovemos uma discussão dinâmica neste sítio e apelamos à livre expressão onde todas as ideias são publicadas sem edição prévia. Comentários inadequados serão denunciados e removidos. O seu e-mail e o endereço IP do seu computador não serão divulgados, apenas registados internamente.

Novos Talentos Fnac Música'09

A Fnac edita um CD duplo com 33 temas inéditos de 33 bandas portuguesas. A totalidade das receitas reverte a favor da AMI.

        Ouça aqui os Novos Talentos Fnac'09

Eventos em Destaque

Artigos Relacionados

Sugestões

Luna Park
Blind Zero
Lights & Darks
Rita Redshoes
Boato
JP Simões
Pot of Gold
Alice Russell
Femina
Legendary Tigerman
Em Fuga
Tiago Bettencourt & Mantha
Fadinho a 2
Al Mouraria
Utopia
Expensive Soul
Never Too Late To Dance
Nu Soul Family
Não Sou o Único
Helena Reis
Na Terra dos Sonhos [Poemas]
João Carlos Callixto (Org.)
Carlos do Carmo Songbook
Rafael Fraga; Augusto Macedo
John Lennon
Cynthia Lennon
Os Tesouros de Sinatra
Charles Pignone
Jazz Covers (Ed. Espanhol)
Wiedemann/Joaquim Paulo
Jazz Life - 25 Anos Taschen
William Claxton